You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

 

Relação de trabalhos aprovados [pdf - clique aqui]

Normas específicas para apresentações orais ( TODOS OS TRABALHOS APROVADOS DEVEM SER APRESENTADOS NESSA MODALIDADE)*

Ordem de apresentação dos trabalhos

APRESENTAÇÕES ORAIS_MELHORAMENTO.pdf

APRESENTAÇÕES ORAIS ECO E TT.pdf

APRESENTAÇOES ORAIS SOLOS.pdf

APRESENTAÇÕES ORAIS_ENTO E FITO.pdf

Trabalho será apresentado em plenária, sendo obrigatório o uso de recursos de audiovisual (disponibilizado pelo evento)
Trabalho deverá ser apresentado em slides. Clique aqui para baixar o modelo.
Apenas o apresentador poderá fazer uso da palavra durante a apresentação e também no período de perguntas e respostas
A apresentação terá como tempo total de duração de 10 minutos, sendo no máximo 8 minutos para apresentação pelo autor e os minutos finais reservados a questionamentos e colocações da banca avaliadora.

*caso o autor não tenha interesse em apresentar oralmente no evento, favor enviar um email para : até o dia 7/07 com o nome do autor e titulo do trabalho.atendimento@reuniaodetrigo.com.br
 
 
 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO SUBMETER SEU TRABALHO:

Após realizar a inscrição no evento é possível enviar trabalhos pela área do participante.

NOVO Prazo para envio: 16/06/2023

Prazo para comunicar aceite do trabalho: 30/06/2023* 

Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo para que sejam avaliados pelos revisores especialistas designados pela Comissão Organizadora do Evento. Serão aceitos resumos referentes às culturas do trigo e do triticale, cujo conteúdo esteja relacionado, direta ou indiretamente, com o tema “Informações Técnicas para as Culturas do Trigo e do Triticale”.

A Comissão Organizadora da 16ª RCBPTT reserva-se o direito de, conforme o número de trabalhos selecionados para apresentação, optar pela modalidade de apresentação em pôster ou oral. Neste caso, o autor será informado oportunamente e deverá estar presente no momento da sessão de pôsteres.

* em função da alta demanda de correção o prazo de comunicação de aceite pode ser adiado em alguns dias .

Normas para elaboração do resumo

O texto do resumo expandido deve ser objetivo, conciso e conter todas as informações que permitam a completa compreensão do trabalho, seguindo os seguintes padrões:

  • Processador de texto: o resumo deve ser gerado em PDF.
  • Tamanho do resumo: máximo de cinco páginas (incluindo as tabelas e figuras no corpo do texto).
  • Tamanho da página: A4 (21 cm na largura x 29,7 cm na altura).
  • Margens: todas com 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita).
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Alinhamento: justificado (exceto título do resumo e nomes dos autores, que devem ser centralizados).
  • Numeração de páginas: não numerar
  • Tamanho da fonte: Arial 12, para o texto do resumo (inclusive título, autores e referências bibliográficas).
  • Nota: no corpo das figuras e tabelas poderão ser utilizadas fontes de menor tamanho (como descrito posteriormente).
  • Título: centralizado, negrito, letras maiúsculas, com no máximo 15 palavras (incluindo as preposições, conjunções e artigos).
  • Autor(es): centralizado, um espaço abaixo do título, nome completo por extenso e com as iniciais das palavras em maiúsculo. Os autores devem ser separados por vírgula, sendo os dois últimos separados pela conjunção “e”. Todos os autores devem ser seguidos de números arábicos em expoente para indicação do(s) endereço(s).
  • Endereço(s): justificado, um espaço abaixo do(s) autor(es), iniciando com número arábico em forma de expoente, com endereço da instituição (sendo os autores agrupados pelo endereço da mesma instituição a que pertencem) e endereço eletrônico do autor para correspondência.
  • Corpo do resumo: um espaço abaixo do(s) endereço(s), iniciando após parágrafo (recuo à esquerda) de 1,25 cm. O resumo deve conter introdução, objetivo(s), material e métodos, resultados e discussão e conclusão. O texto deve ser contínuo, sem a identificação dos tópicos, os quais devem ser iniciados em novo parágrafo.
  • Referências bibliográficas: um espaço após o resumo, acrescentar o subtítulo “Referências bibliográficas” em negrito, com a primeira letra maiúscula. Na próxima linha, sem espaço, iniciar a citação das referências bibliográficas conforme documento “Modelo Resumo RCBPTT” (clique aqui para baixar o modelo), que contêm as principais configurações das citações bibliográficas (inclusive as citações realizadas no corpo do texto).
  • Tabelas: inseridas no corpo do texto, admitindo-se até fonte Arial 12 para o corpo das tabelas, que devem ser editadas diretamente no texto (ferramenta “Tabela” do MS Word). As tabelas devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. O título (com fonte Arial 12), posicionado acima do corpo da tabela, deve ser claro, conciso e completo, com ponto no final, e ser precedido da palavra Tabela, em negrito. No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. Devem ser usadas linhas horizontais para separar o cabeçalho do título, e do corpo; usá-los ainda na base da tabela. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo; não usar linhas verticais.
  • Figuras: localizadas no corpo do texto, admitindo-se até fonte Arial 8 para o corpo das figuras, que devem ser inseridas no arquivo do resumo expandido e apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. As figuras devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto. O título (com fonte Arial 12), posicionado abaixo do corpo da figura, deve ser precedido da palavra Figura, em negrito. A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da figura. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y (sem negrito) devem ter a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses. Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios); utilizando, nas curvas, fios com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura. No caso de gráficos de barras ou colunas, usar preferencialmente escala de cinza (exemplo: 0, 25, 50, 75 e 100%, para cinco variáveis) ou “Preenchimento com Padrão” com primeiro plano na cor preta ou cinza. Somando-se as tabelas e figuras serão aceitas no máximo quatro. Não serão aceitas tabelas e figuras com orientação em “paisagem”, portanto, utilizar somente a orientação “retrato”.

Modelo de Arquivo para Submissão

Áreas temáticas (Subcomissões) para envio do resumo:

• Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais
• Fitopatologia
• Entomologia
• Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes
• Solos e Nutrição Vegetal
• Transferência de Tecnologia e Socioeconomia

O resumo deve ser encaminhado por esse site e no momento da submissão, iniciar a área temática (Subcomissão) à qual ele será submetido. O autor (a) responsável pelo trabalho (quem faz o envio) deve possuir inscrição no site do evento, o pagamento pode ser efetuado no momento do aceite.

Para o aceite dos trabalhos, a Comissão Organizadora considerará a relevância e o enquadramento do resumo nas normas. O conteúdo do resumo é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

A inclusão de trabalho nas atas e resumos do evento somente ocorrerá se:

  • O autor (a) responsável (quem envia o trabalho) possuir inscrição regular no evento;
  • Estiver de acordo com as normas editoriais. Os textos não serão submetidos às correções ortográficas e gramaticais pelo Comitê Organizador, sendo o conteúdo dos trabalhos de responsabilidade exclusiva dos autores.
  • Recomenda-se cuidado rigoroso com relação às normas para elaboração do resumo, pois todos os resumos aceitos pela Comissão Organizadora serão publicados nas “Atas e Resumos da 16ª RCBPTT”, na forma que forem recebidos. O resultado final das avaliações será informado neste site e/ou pelo e-mail informado na inscrição.

 

Apresentação do trabalho: modalidade poster ou oral

Entre os trabalhos aceitos pela Comissão Organizadora, serão selecionados, para apresentação oral nas respectivas Subcomissões, aqueles considerados mais relevantes para as culturas do Trigo e Triticale e/ou que indiquem alterações/sugestões nas “Informações Técnicas para as Culturas do Trigo e do Triticale”, por um dos autores/coautores, devidamente inscrito na 16ª RCBPTT.

A Comissão Organizadora colocará à disposição computador e recursos audiovisuais (projetor multimídia) para a apresentação dos trabalhos. Cada apresentação não deverá exceder o tempo estabelecido pela Comissão Organizadora que será informado no momento do aceite. Entretanto, o tempo real a ser destinado a cada apresentação será definido com base no número de trabalhos selecionados para a modalidade oral e o tempo disponível, em cada Subcomissão, considerando as demais atribuições da mesma. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nas “Atas e Resumos da 16ª RCBPTT”.

Modelo para poster

 

Normas específicas para pôsteres

O pôster deverá ser confeccionado com dimensões de 1,20m (altura) x 0,90m (largura).
O texto do pôster e as imagens disponíveis (figuras, fotografias, tabelas e gráficos) deverão ser legíveis para que o leitor consiga visualizá-los perfeitamente a uma distância mínima de 2 metros.
No pôster deverão constar as seguintes informações em destaque: título, nomes dos autores, instituição, cidade/estado/país, contato, fonte de financiamento, se houver, introdução e objetivo, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências.
O título do trabalho no pôster deverá ser igual ao título do resumo submetido e/ou finalmente aprovado pelo Comitê Científico.
Será vedada a apresentação de pôsteres que não obedeçam às normas gerais de legibilidade e formatação.
A montagem e desmontagem do pôster serão de responsabilidade exclusiva do autor do trabalho.
A montagem do pôster somente poderá ser realizada no espaço indicado pela organização da conferência.
As datas das apresentações serão disponibilizados neste site.
Os autores são responsáveis pelo material e conteúdo exibido nos pôsteres.

Modelo de Apresentação Oral

 

Normas específicas para apresentações orais

Trabalho será apresentado em plenária, sendo obrigatório o uso de recursos de audiovisual (disponibilizado pelo evento)
Trabalho deverá ser apresentado em slides. Clique aqui para baixar o modelo.
Apenas o apresentador poderá fazer uso da palavra durante a apresentação e também no período de perguntas e respostas
A apresentação terá como tempo total de duração de 10 minutos, sendo no máximo 8 minutos para apresentação pelo autor e os minutos finais reservados a questionamentos e colocações da banca avaliadora.

 

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

 

Atendimento ao inscrito

 atendimento@reuniaodetrigo.com.br

 (43) 3025-5223

Redes sociais