Loading...

Trabalhos

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

Nova Inscrição Enviar Trabalho | Painel do Inscrito

 baixe aqui o PPT do modelo de apresentação de trabalhos


ATENÇÃO: Clique aqui e confira aqui a ordem de apresentação dos trabalhos

APRESENTAÇÃO FORMATO PÔSTER

Todos os pôsteres devem ser expostos no dia 03/07, quarta-feira, na parte da manhã e retirados somente ao final da programação do dia. As apresentações acontecerão durante os intervalos da programação deste mesmo dia da seguinte forma:

Na parte da manhã (10h10 - 10h40) serão apresentados os pôsteres número ímpar. Na parte da tarde (15h45-16h15) serão apresentados os pôsteres número par. Você pode conferir o número correspondente do seu pôster no arquivo acima ou na secretaria do evento.

É de responsabilidade de cada autor colocar o seu pôster no local indicado bem como estar presente durante o horário de apresentação.

APRESENTAÇÃO FORMATO ORAL

A apresentação deverá ser feita no formato ppt (PowerPoint) e deve ser levada até o evento em um pendrive e salva na sala da sua apresentação. Cada apresentação, com espaço para perguntas, terá um tempo total de 15 minutos, deste modo sugere-se que o autor elabore sua apresentação em um tempo de 10-12 minutos.

As apresentações acontecerão no dia 03 de julho, quarta-feira, durante as reuniões paralelas das subcomissões. No dia 04 de julho haverá apresentação dos trabalhos selecionados de cada subcomissão.

 


 

Prazo para envio de trabalhos (PRORROGADO): 10/06/2019

Os trabalhos serão recebidos na forma de resumos expandidos e a apresentação será nas modalidades oral ou em forma de pôster.

Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo para que sejam avaliados pelos revisores especialistas designados pela Comissão Organizadora do Evento. Serão aceitos resumos referentes às culturas do trigo e do triticale, cujo conteúdo esteja relacionado, direta ou indiretamente, com o tema "Informações Técnicas para as Culturas do Trigo e do Triticale".

Normas para elaboração do resumo

Baixar arquivo modelo

  • O texto do resumo expandido deve ser objetivo, conciso e conter todas as informações que permitam a completa compreensão do trabalho, seguindo os seguintes padrões: Processador de texto: o resumo deve ser gerado em PDF.
  • Tamanho do resumo: máximo de cinco páginas (incluindo as tabelas e figuras no corpo do texto).
  • Tamanho da página: A4 (21 cm na largura x 29,7 cm na altura).
  • Margens: todas com 3 cm (superior, inferior, esquerda e direita).
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Alinhamento: justificado (exceto título do resumo e nomes dos autores, que devem ser centralizados).
  • Numeração de páginas: não numerar
  • Tamanho da fonte: Arial 12, para o texto do resumo (inclusive título, autores e referências bibliográficas). Nota: no corpo das figuras e tabelas poderão ser utilizadas fontes de menor tamanho (como descrito posteriormente).
  • Título: centralizado, negrito, letras maiúsculas, com no máximo 15 palavras (incluindo as preposições, conjunções e artigos).
  • Autor(es): centralizado, um espaço abaixo do título, nome completo por extenso e com as iniciais das palavras em maiúsculo. Os autores devem ser separados por vírgula, sendo os dois últimos separados pela conjunção "e". Todos os autores devem ser seguidos de números arábicos em expoente para indicação do(s) endereço(s).
  • Endereço(s): justificado, um espaço abaixo do(s) autor(es), iniciando com número arábico em forma de expoente, com endereço da instituição (sendo os autores agrupados pelo endereço da mesma instituição a que pertencem) e endereço eletrônico do autor para correspondência.
  • Corpo do resumo: um espaço abaixo do(s) endereço(s), iniciando após parágrafo (recuo à esquerda) de 1,25 cm. O resumo deve conter introdução, objetivo(s), material e métodos, resultados e discussão e conclusão. O texto deve ser contínuo, sem a identificação dos tópicos, os quais devem ser iniciados em novo parágrafo.
  • Referências bibliográficas: um espaço após o resumo, acrescentar o subtítulo "Referências bibliográficas" em negrito, com a primeira letra maiúscula. Na próxima linha, sem espaço, iniciar a citação das referências bibliográficas conforme documento "Modelo Resumo RCBPTT" (clique aqui para baixar o modelo), que contêm as principais configurações das citações bibliográficas (inclusive as citações realizadas no corpo do texto).
  • Tabelas: inseridas no corpo do texto, admitindo-se até fonte Arial 12 para o corpo das tabelas, que devem ser editadas diretamente no texto (ferramenta "Tabela" do MS Word). As tabelas devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. O título (com fonte Arial 12), posicionado acima do corpo da tabela, deve ser claro, conciso e completo, com ponto no final, e ser precedido da palavra Tabela, em negrito. No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. Devem ser usadas linhas horizontais para separar o cabeçalho do título, e do corpo; usá-los ainda na base da tabela. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo; não usar linhas verticais.
  • Figuras: localizadas no corpo do texto, admitindo-se até fonte Arial 8 para o corpo das figuras, que devem ser inseridas no arquivo do resumo expandido e apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. As figuras devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto. O título (com fonte Arial 12), posicionado abaixo do corpo da figura, deve ser precedido da palavra Figura, em negrito. A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da figura. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y (sem negrito) devem ter a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses. Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios); utilizando, nas curvas, fios com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura. No caso de gráficos de barras ou colunas, usar preferencialmente escala de cinza (exemplo: 0, 25, 50, 75 e 100%, para cinco variáveis) ou "Preenchimento com Padrão" com primeiro plano na cor preta ou cinza. Somando-se as tabelas e figuras serão aceitas no máximo quatro. Não serão aceitas tabelas e -figuras com orientação em "paisagem", portanto, utilizar somente a orientação "retrato".
  • Limite de trabalhos por "autor": cinco resumos expandidos. Nota: não há limite de trabalhos como "co-autor".

 

Áreas temáticas (Subcomissões) para envio do resumo

  • Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais
  • Fitopatologia
  • Entomologia
  • Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes
  • Solos e Nutrição Vegetal
  • Transferência de Tecnologia e Socioeconomia

O resumo deve ser encaminhado por esse site e no momento da submissão, iniciar a área temática (Subcomissão) à qual ele será submetido. O autor (a) responsável pelo trabalho (quem faz o envio) deve possuir inscrição regular no evento.

Para o aceite dos trabalhos, a Comissão Organizadora considerará a relevância e o enquadramento do resumo nas normas. O conteúdo do resumo é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

A inclusão de trabalho nas atas e resumos do evento somente ocorrerá se:

  • O autor (a) responsável (quem envia o trabalho) possuir inscrição regular no evento;
  • Estiver de acordo com as normas editoriais. Os textos não serão submetidos às correções ortográficas e gramaticais pelo Comitê Organizador, sendo o conteúdo dos trabalhos de responsabilidade exclusiva dos autores.

Recomenda-se cuidado rigoroso com relação às normas para elaboração do resumo, pois todos os resumos aceitos pela Comissão Organizadora serão publicados nas "Atas e Resumos da 13ª RCBPTT", na forma que forem recebidos. O resultado final das avaliações será informado neste site.

 

Normas para elaboração de pôster

  • O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos:
    • Título do trabalho e nome dos autores, por extenso (Parte superior);
    • Introdução;
    • Objetivos;
    • Material e Métodos ou Metodologia;
    • Resultados Obtidos;
    • Conclusão/Considerações finais.
  • Tamanho do Pôster: 1,20m (altura) x 0,90m (largura).
  • O pôster deverá ser fixado no painel indicado, no período da manhã, do dia 03/07. A retirada do pôster deverá ser feita após o termino da programação.
  • O apresentador deverá permanecer junto ao seu trabalho no horário destinado às apresentações que será divulgado durante a programação.
  • É proibida a utilização de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão.

BAIXAR O ARQUIVO MODELO

Apresentação do trabalho

Entre os trabalhos aceitos pela Comissão Organizadora, serão selecionados, para apresentação oral nas respectivas Subcomissões, aqueles considerados mais relevantes para as culturas do Trigo e Triticale e/ou que indiquem alterações/sugestões nas "Informações Técnicas para as Culturas do Trigo e do Triticale", por um dos autores/coautores, devidamente inscrito na 13ª RCBPTT. Os demais serão apresentados na modalidade pôster.

A Comissão Organizadora colocará à disposição computador e recursos audiovisuais (projetor multimídia) para a apresentação dos trabalhos. Cada apresentação não deverá exceder o tempo estabelecido de 15 minutos. Entretanto, o tempo real a ser destinado a cada apresentação será definido com base no número de trabalhos selecionados para a modalidade oral e o tempo disponível, em cada Subcomissão, considerando as demais atribuições da mesma. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nas "Atas e Resumos da 13ª RCBPTT".

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

Nova Inscrição Enviar Trabalho | Painel do Inscrito


Realização
Patrocínio Diamante
Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Bronze
Apoio

Atendimento ao inscrito

Endereço

FB Eventos

Av. Maringá, 1219
Bairro Vitoria
CEP 86060-000
Londrina - PR

Contato

E-Mail: reuniaodetrigo2019@fbeventos.com
Fone: (43) 3025-5223

Social Media