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OBSERVAÇÕES INICIAIS

1 - O conteúdo do resumo expandido é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) no que diz respeito aos aspectos atinentes à legislação brasileira, envolvendo propriedade intelectual, direitos de imagem e uso do patrimônio genético nativo. Os textos não serão submetidos a correções ortográficas e gramaticais pela Comissão Organizadora da 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e da 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul.

2 - Evitar a utilização de fotos ou imagens, próprias ou de terceiros, o que resultará na necessidade de elaboração de documento para cessão de uso, de acordo com a lei de direitos autorais (Lei Nº 9.610/98).

3 – Os eventos 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, embora realizados nas mesmas datas, são independentes e cada um terá a sua respectiva publicação de anais.

4 - 16/06/2025 - Limite de prazo para envio de Resumos Expandidos

Os trabalhos para as 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul serão recebidos como resumos expandidos (quatro a sete páginas), e a apresentação será oral ou na forma de pôster. A definição da forma de apresentação será tomada pela Comissão Organizadora.

RESUMOS EXPANDIDOS

Os resumos expandidos deverão ser enviados dentro do prazo especificado para que sejam avaliados pela Comissão Organizadora. Serão aceitos resumos expandidos cujos conteúdos estejam relacionados com o escopo da 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul e suas diversas áreas de atuação.

Por se tratar de eventos técnico-científicos cujos objetivos são avançar nas discussões sobre temas relevantes para a os cultivos de trigo e triticale no Brasil e de Soja na Região Sul, a Comissão Organizadora reserva-se o direito de sugerir modificações ou de recusar submissões que não se enquadrem nos propósitos dessas reuniões técnicas.

Todos os resumos expandidos serão publicados nos anais do respectivo evento no qual foram submetidos, desde que tenham sido apresentados, na modalidade oral ou como pôster.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

O texto do resumo expandido deve ser objetivo, conciso e conter todas as informações que permitam sua completa compreensão, seguindo os seguintes padrões:

Processador de texto: o resumo expandido deve ser salvo em Microsoft Word, extensão .doc ou .docx ou .rtf.

Tamanho do resumo expandido: entre quatro e sete páginas (incluindo tabelas e figuras no corpo do texto).

Tamanho da página: A4 (21,0 cm na largura x 29,7 cm na altura).

Margens: todas com 3 cm (superior, inferior, esquerda e direita).

Espaçamento entre linhas:

Título, Autores, Tabelas, Figuras e Referências: Simples

Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussões e Conclusões: 1,5

Alinhamento: justificado (exceto título e nomes dos autores, que devem ser centralizados).

Numeração de páginas: NÃO NUMERAR.

Fonte: Arial 12, para o texto do resumo expandido (inclusive título, autores e referências). Nota: no corpo das figuras e tabelas poderão ser utilizadas fontes de menor tamanho (como descrito abaixo).

Título: centralizado, negrito, letras minúsculas, com no máximo 15 palavras (incluindo preposições, conjunções e artigos). Deve ser todo grafado em negrito e apenas a primeira palavra deve ser grafada em inicial maiúscula. Não deve conter subtítulos, abreviações ou símbolos.

Autor(es): nome completo (nome e sobrenome, nesta ordem, por extenso, com as iniciais das palavras em maiúsculas), centralizado, um espaço abaixo do título. Os autores devem ser separados por vírgula, sendo os dois últimos separados pela conjunção “e”. Todos os autores devem ser seguidos de números arábicos em expoente, entre parênteses, correspondente à respectiva nota de chamada de filiação do autor.

Endereço: justificado, um espaço abaixo do(s) autor(es), iniciando com número arábico em forma de expoente, entre parênteses, com o cargo, a filiação institucional e o endereço da instituição (cidade e Unidade da Federação). Sendo os autores agrupados pelo endereço da mesma instituição a que pertencem e endereço eletrônico do autor para correspondência.

Resumo e abstract: os termos “Resumo” e “Abstract” devem ser grafados com letra inicial maiúscula e em negrito, sem recuo e separados dos respectivos textos por travessão.

Tanto o resumo quanto o abstract devem ter no máximo 1.300 caracteres cada um, incluindo-se os espaços, números, preposições, conjunções e artigos. Devem ser elaborados sem parágrafos, citações bibliográficas, abreviaturas, figuras ou tabelas.

O abstract deve ser precedido do título em inglês e ser uma tradução fiel do resumo.

Termos para indexação e index terms: as expressões “Termos para indexação” e “Index terms” devem ser grafadas em fonte regular, com letra inicial maiúscula e ser seguidas de dois-pontos. Os termos para indexação devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula. Devem ser de três a seis, iniciando sempre pelo nome científico (nome binário) da espécie estudada, se houver. Não devem conter palavras que estejam no título.

Corpo do resumo expandido: um espaço abaixo dos termos para indexação/index terms, iniciando após parágrafo (recuo à esquerda) de 1,25 cm. O resumo deve conter introdução (os objetivos são colocados ao final desse item), material e métodos, resultados e discussão e conclusão.

Introdução

O termo “Introdução” deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito. O texto introdutório não deve conter equações, tabelas nem figuras.

Material e métodos ou descrição da experiência ou do caso

Os termos “Material e métodos” devem ser grafados com letra inicial maiúscula e em negrito. O texto deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica. Fórmulas, expressões ou equações, em fonte Times New-Roman e em itálico, devem ser sempre alinhadas à esquerda, observando-se o tamanho-padrão do corpo.

Deve-se evitar o uso de subseções; quando necessárias, grafar cada título com letra inicial maiúscula e alinhar à esquerda.

Resultados e discussão

Os termos “Resultados e discussão” devem ser grafados com letra inicial maiúscula e em negrito. Deve-se evitar o uso de subseções. Quando necessárias, grafar cada título com letra inicial maiúscula e alinhar à esquerda.

Tabelas e figuras devem ser citadas sequencialmente, em ordem numérica, e todos os dados devem ser discutidos ou, no caso de relatos de experiências e estudos de caso, relatados. Não se devem apresentar os mesmos resultados em tabelas e figuras.

Conclusões

O termo "Conclusões" deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito. As conclusões, no máximo cinco, devem ser preferencialmente numeradas (em algarismos arábicos) e apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais nem abreviaturas.

Agradecimentos

Elemento opcional. O termo “Agradecimentos” deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito.

O texto deve ser breve e direto, iniciando com "Ao”, “Aos”, “À” ou “Às" (pessoas ou instituições), e conter o motivo do agradecimento. Informações sobre instituições de fomento à pesquisa/trabalho devem ser dadas nesta seção. Exemplo: Trabalho realizado com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Projeto NÚMERO.

Referências

O termo “Referências” deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito.

As citações bibliográficas no texto são sempre em caixa baixa e devem seguir os modelos, para dois autores, Autor A & Autor B (ano) ou (Autor A & Autor B, ano). E, para mais de dois autores, usar Autor A et al. (ano) ou (Autor A et al., ano).

Toda referência deve ser citada no texto e toda citação deve ser referenciada. Preferencialmente, devem ser no máximo 10.

Não citar nem referenciar fontes cujos dados não tenham sido publicados.

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, sem numeração e sem parágrafo, e normalizadas de acordo com os exemplos.

- Artigos de Anais de Eventos (aceitos apenas trabalhos completos)

SOUSA, A.B.O. de; SOUZA NETO, O.N. de; SOUZA, A.C.M. de; SAMPAIO, P.R.F.; DUARTE, S.N. Trocas gasosas e desenvolvimento inicial de mini melancia sob estresse salino. In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2., Fortaleza, 2014. Anais. Fortaleza: Inovagri, 2014. p.3813-3819. DOI: 10.12702/ii.inovagri.2014-a510

- Artigos de periódicos

SILVA, T. P. da; VIDAL NETO, F. das C.; DOVALE, J.C. Prediction of genetic gains with selection between and within S2 progenies of papaya using the REML/Blup analysis. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.52, p.1167-1177, 2017. DOI: 10.1590/s0100-204x2017001200005

- Capítulos de livros

SHAHZAD, A.; PARVEEN, S.; SHARMA, S.; SHAHEEN, A.; SAEED, T.; YADAV, V.; AKHTAR, R.; AHMAD, Z.; UPADHYAY, A. Plant tissue culture: applications in plant improvement and conservation. In: ABDIN, M.Z.; KIRAN, U.; KAMALUDDIN, ALI, A. (Ed.). Plant Biotechnology: principles and applications. Singapore: Springer, 2017. p.37-72. DOI: 10.1007/978-981-10-2961-5_2

- Livros

SANTOS, H.G. dos; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. dos; OLIVEIRA, V.A. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; CUNHA, T.J.F.; OLIVEIRA, J.B. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. rev. e ampl. Brasília: Embrapa, 2013. 353p.

- Teses

SAMUEL-ROSA, A. Análise de fontes de incerteza na modelagem espacial do solo. 2016. 278p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

- Fontes eletrônicas

EMBRAPA. Zoneamento agroecológico. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2018.

Tabelas: inseridas no corpo do texto, admitindo-se fonte Arial 10, 11 e 12 (máximo); devem ser editadas diretamente no texto (ferramenta “Tabela” do Word). Devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. O título (com fonte Arial 12), posicionado acima do corpo da tabela, deve ser claro, conciso e completo, com ponto no final, e ser precedido da palavra Tabela, do número sequencial e de ponto final, em negrito. No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou em notas numeradas no rodapé da tabela. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. Somente serão aceitas tabelas na orientação “retrato”.

Figuras: localizadas no corpo do texto, admitindo-se até fonte Arial 8 para o corpo das figuras, que devem ser inseridas no arquivo e apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto (respeitando os direitos autorais das imagens). O título (com fonte Arial 12), posicionado abaixo do corpo da figura, deve ser precedido da palavra Figura, do número sequencial e de ponto final, em negrito. A legenda deve ser incluída no corpo da figura. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y (sem negrito) devem estar no singular, ter a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses. Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios); utilizando nas curvas os com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura. No caso de gráficos de barras ou de colunas, usar preferencialmente escala de cinza (exemplo: 0, 25, 50, 75 e 100%, para cinco variáveis) ou “Preenchimento Padrão COM CORES” com primeiro plano na cor preta ou cinza. Somando-se as tabelas e figuras, serão aceitas no máximo quatro. Somente serão aceitas figuras com boa resolução e na orientação “retrato”. Para editoração, devem ser encaminhados os arquivos originais das figuras, em arquivos separados.

 

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EXCLUSÃO DOS RESUMOS

Em caso de formatação incorreta, os resumos, havendo tempo, poderão ser devolvidos para os devidos ajustes ou até excluídos em definitivo antes de serem avaliados pela Comissão Científica.

Limite de resumos por “autor-apresentador”: três resumos expandidos.
 

ÁREAS TEMÁTICAS PARA ENVIO DO RESUMO:

O resumo deve ser encaminhado pelo site das reuniões, 17ª RCBPTT e 44ª RPSRS, escolhendo para qual dos eventos o trabalho está sendo submetido e qual a SUBCOMISSÃO DE PESQUISA que melhor se enquadra:

- 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale

1. Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes

2. Solos e Nutrição Vegetal

3. Fitopatologia

4. Entomologia

5. Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais

6. Transferência de Tecnologia e Socioeconomia

 

- 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul

1. Genética, Melhoramento e Tecnologia de Sementes

2. Nutrição Vegetal e Uso do Solo

3. Fitopatologia

4. Entomologia

5. Controle de Plantas Daninhas

6. Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais

7. Difusão de Tecnologia e Socioeconomia

 

Dependendo do número de trabalhos e do tempo disponível para as apresentações, algumas subcomissões com temas correlatos poderão ser agrupadas.

A inclusão de resumo nos anais do evento somente ocorrerá se:

• o autor(a) responsável (quem envia o resumo) houver realizado a inscrição regular no evento;

• o resumo estiver de acordo com as normas editoriais.

 • o resumo for efetivamente apresentado na forma oral ou de pôster.

Recomenda-se cuidado rigoroso com relação às normas para elaboração do resumo expandido, pois todos os resumos aceitos pela Comissão Organizadora, e apresentados, serão publicados nos “Anais da 17ª RCBPTT” ou nos “Anais da 44ª RPSRS”, que, intenciona-se, ocorra imediatamente na sequência dos eventos. O resultado final das avaliações será informado neste site em tempo hábil para a preparação da apresentação no formato definido. Será disponibilizado modelo de apresentação oral e pôster com itens básicos para uniformização visual das apresentações. Esse modelo deve ser utilizado pelos apresentadores, tanto do formato oral quanto em pôster.

 

APRESENTAÇÃO DO RESUMO

Dos resumos expandidos aceitos pela Comissão Organizadora, serão selecionados os mais relevantes para o avanço dos cultivos de trigo e triticale no Brasil e de soja na Região Sul, para serem apresentados oralmente nas respectivas Subcomissões de Pesquisa, por um dos autores/coautores, devidamente inscrito.

A Comissão Organizadora colocará à disposição computador e recursos audiovisuais (projetor multimídia) para a apresentação dos resumos. Cada apresentação não deverá exceder 15 minutos (incluindo apresentação do resumo e debate). Entretanto, o tempo real a ser destinado a cada apresentação será definido com base no número de resumos selecionados e o tempo disponível, em cada sessão de subcomissão, considerando as demais atribuições das mesmas.

Serão escolhidos, em cada subcomissão de pesquisa, os trabalhos destaques, os quais serão apresentados nas Assembleias Gerais no final dos eventos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO MODELO DE PPTX PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Informações complementares

Figura 1. Exemplo esquemático de trabalho no formato de resumo expandido para ser publicado nos Anais da 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e da 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul.

Elementos dos resumos expandidos

  • Título.
  • Autores.
  • Resumo.
  • Termos para indexação.
  • Abstract.
  • Index terms.
  • Introdução.
  • Material e métodos.
  • Resultados e discussão.
  • Conclusões.
  • Agradecimentos (opcional).
  • Referências.

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

 

12 a 14 de agosto de 2025

Passo Fundo/RS

Atendimento ao inscrito

 atendimento@reuniaodetrigo.com.br

 (43) 3025-5223

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