Loading...

Notícias

Mudanças no consumo de trigo serão discutidas em Fórum

Panificação, produtos industrializados, alimentação animal e exportação são alguns dos destinos do trigo brasileiro. As mudanças que estão acontecendo no mercado e as novas oportunidades de consumo de trigo no Brasil e no mundo serão discutidas no Fórum Nacional de Trigo 2021, que acontece em formato online no dia 26 de julho, junto com a programação da 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (27, 28 e 29/07).

As movimentações no comércio internacional de trigo serão apresentadas na palestra de abertura do Fórum pelo diretor da Praktika Consultoria e representante da Sodrugestvo no Brasil, Douglas Araújo. Segundo ele, em duas décadas a Rússia se tornou de importador para o maior exportador de trigo no mercado mundial e trabalha para aumentar gradualmente a área de cultivo, com meta de chegar a produção de 100 milhões de toneladas nos próximos anos, um modelo que pode inspirar o Brasil.

“O trigo brasileiro tem conquistado mercados e, se houver excedente, naturalmente existirão compradores para grãos destinados aos mais diferentes usos, na alimentação humana ou animal”, afirma Douglas Araújo, lembrando que o trigo brasileiro precisa de volume e competitividade para participar efetivamente do cenário internacional.

Durante o primeiro ano de pandemia, o consumo de biscoitos doces e salgados cresceu 40% no Brasil. O consumo de pães industrializados subiu 10%. Um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) indica o aumento de 15,9 para 16,7 kg/hab/ano de 2018 para 2020 no consumo de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados.

As vendas destes produtos subiram 9,6% em comparação com 2019. Os números fazem parte do Anuário 2021 da ABIMAPI que apresenta as mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros durante a pandemia, como compras em maior quantidade para reduzir menos idas aos pontos de venda, embalagens maiores e com mais unidades numa combinação entre a economia doméstica e a maior permanência dentro de casa.

O que mudou no consumo de alimentos à base de trigo e como será o cenário pós-pandemia será tema da palestra do presidente-executivo da ABIMAPI, Cláudio Zanão. “Apesar da chegada da pandemia, a constante alta do dólar e a instabilidade política, a alta do consumo das categorias se manteve firme durante 2020. A liberação das parcelas do auxílio emergencial pelo governo federal foi determinante para as vendas do setor, com os consumidores adaptando o orçamento apertado às necessidades básicas. Para este ano, o fator que deve ser determinante para o crescimento contínuo das vendas de derivados de trigo é a prorrogação do programa Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda do governo federal”, diz Zanão.

O uso dos cereais de inverno em substituição ao milho na alimentação animal integra a programação do Fórum com a participação de Francisco Turra, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “A alta histórica dos custos de produção se somam aos custos de manter o abastecimento em meio à pandemia, impactando os preços dos produtos para o consumidor. Por isso, levantar o debate sobre a busca por insumos alternativos para a cadeia produtiva de proteína animal é fundamental e estratégico para a produção de alimentos”, avalia Turra.

“A programação do evento vai trazer uma visão ampla sobre o consumo do trigo num cenário pós-pandemia, contemplando desde os desafios e oportunidades para o setor produtivo até o consumidor final”, explica o coordenador técnico do Fórum, Osvaldo Vieira.

O Fórum Nacional de Trigo 2021 é uma realização da Embrapa Trigo, com o apoio da Fundação ABC e da Biotrigo, realizado junto com a 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, que conta com o patrocínio das empresas Adama, Agrária, Apasem, Apassul, Bayer, Basf, Coamo, Cocamar, FMC, Helm, Ihara, Integrada Cooperativa, Syngenta, Unium e UPL. Veja a programação completa em https://www.reuniaodetrigo.com.br

Fonte: Embrapa Trigo

 

O produto à base de trigo que teve a maior alta de consumo na pandemia

Leia

Novo zoneamento agrícola do trigo será apresentado na 14ª Reunião de Trigo

Leia

Mudanças no consumo de trigo serão discutidas em Fórum

Leia

Prazo para envio de trabalhos na Reunião do Trigo foi prorrogado

Leia

Reunião do trigo e triticale 2021 recebe trabalhos de pesquisa

Leia

Viabilidade econômica, qualidade e avanços da pesquisa são discutidos no Fórum Nacional do Trigo

Leia

Novas tecnologias e recomendações para próxima safra são aprovadas em Reunião de trigo

Leia

Legislação torna mais rígidos limites da micotoxina no trigo

Leia

Especialistas debatem sobre as perspectivas do trigo em diferentes regiões produtoras do país

Leia

Trigo, valeu a pena? Uma abordagem metodológica e financeira em 24 safras

Leia

Principais viroses que impactam na produção de trigo no Brasil

Leia

Pesquisadores foram homenageados durante Fórum Nacional do Trigo, em Passo Fundo (RS))

Leia

Passo Fundo sedia discussão técnica do trigo e triticale

Leia

Câmara Setorial do Trigo emite nota técnica de boas práticas para redução da micotoxina DON

Leia

Rentabilidade do trigo é tema da palestra de Fórum Nacional

Leia

Fórum Nacional de Trigo 2019 debate os impactos dos novos limites de DON na pesquisa, no campo e na indústria

Leia

Cartilha da Abitrigo orienta sobre o uso de agrotóxicos na cultura do trigo

Leia

Patrocinador

Atendimento ao inscrito

Endereço

Biotrigo

Estr. do Trigo, 1000
Bairro São José
CEP: 99052-160
Passo Fundo - RS

Contato

E-Mail: taila@biotrigo.com.br
Fone: (54) 3327-2002

Social Media