Loading...

Notícias

Prazo para envio de trabalhos na Reunião do Trigo foi prorrogado

A submissão de trabalhos científicos na 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale foi estendida até o dia 5 de julho. Neste ano, o evento será gratuito e on-line, entre os dias 27 e 29/07, associado à realização do Fórum Nacional do Trigo no dia 26/07. A promoção é da Fundação ABC e da Biotrigo Genética, com apoio da Embrapa Trigo.

Há mais de 50 anos, a “Reunião do Trigo” é o principal evento científico de trigo e triticale no Brasil. O primeiro encontro foi em 1969, em Pelotas, RS, com a realização da 1ª Reunião da Comissão Sul-Brasileira de Trigo. Desde então, diversos encontros regionais foram agrupados na reunião nacional, que busca aproximar pesquisadores dedicados às duas culturas em diferentes áreas de conhecimento, como melhoramento genético, solos e nutrição, controle de pragas e doenças, manejo, socioeconomia e transferência de tecnologia.

Durante a Reunião são apresentados dezenas de trabalhos científicos. André Cunha Rosa, diretor da Biotrigo Genética, comenta que são pesquisas desenvolvidas pelas universidades, órgãos públicos e instituições privadas. “Muitos trabalhos promovem efetivamente uma modificação nas indicações técnicas, mas tem outros trabalhos, que embora não gerem mudanças imediatas, melhoram o nível de conhecimento nas culturas e estimulam o avanço dessas pesquisas a curto e médio prazo”, explica André. Os trabalhos que propõem modificações nas indicações são avaliados pelos especialistas e as modificações aprovadas são incorporadas na publicação do livro Informações Técnicas para Trigo e Triticale, que contém desde orientação para o manejo bem como novas cultivares e produtos. O livro é distribuído gratuitamente para toda a cadeia e disponibilizado também em PDF no site da Reunião.

Para submeter um trabalho é preciso se inscrever na Reunião e enviar resumo expandido até o dia 05/07. As apresentações de trabalhos selecionados acontecem no formato oral pela plataforma zoom e todos os resumos serão publicados no site www.reuniaodetrigo.com.br.

O presidente da 14ª edição da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e gerente técnico de pesquisa da Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski, comenta que a expectativa para o evento é alta já que o trigo vive um bom momento. “Os desafios são constantes e temos na Reunião uma oportunidade única de reunir os formadores de opinião que estão envolvidos com a cultura, avaliar os avanços e promover a transferência de tecnologia para toda cadeia produtiva”. O espaço também permite a promoção de debates e o direcionamento das prioridades da pesquisa. Também são avaliados os resultados das últimas duas safras e indicadas novas tecnologias para cultivo nos próximos anos.

A 14ª edição da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale conta com o patrocínio das empresas Adama, Agrária, Apasem, Apassul, Bayer, Basf, Coamo, Cocamar, FMC, Helm, Ihara, Integrada Cooperativa, Syngenta, Unium e UPL.

Fórum Nacional do Trigo

Com o objetivo de aproximar a pesquisa dos demais setores que compõem o complexo agroindustrial do trigo, o Fórum Nacional do Trigo passou a compor a programação paralela da Reunião a partir de 2013. Nesta edição, o Fórum abre a programação no dia 26/07, às 14h, com transmissão pelo canal da Reunião de Trigo no Youtube. O evento vai trazer para a discussão as mudanças que estão acontecendo no consumo do trigo e as novas oportunidades de mercado no Brasil e no mundo. “Com a transmissão ao vivo, esperamos chegar ainda mais longe nas discussões, contando com palestrantes de grande conhecimento no setor tritícola e atualizados quanto às movimentações no mercado. É uma oportunidade para interação entre os mais diversos segmentos profissionais que atuam na triticultura brasileira”, avalia o analista da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira, responsável coordenação técnica do Fórum do Trigo 2021.

O produto à base de trigo que teve a maior alta de consumo na pandemia

Leia

Novo zoneamento agrícola do trigo será apresentado na 14ª Reunião de Trigo

Leia

Mudanças no consumo de trigo serão discutidas em Fórum

Leia

Prazo para envio de trabalhos na Reunião do Trigo foi prorrogado

Leia

Reunião do trigo e triticale 2021 recebe trabalhos de pesquisa

Leia

Viabilidade econômica, qualidade e avanços da pesquisa são discutidos no Fórum Nacional do Trigo

Leia

Novas tecnologias e recomendações para próxima safra são aprovadas em Reunião de trigo

Leia

Legislação torna mais rígidos limites da micotoxina no trigo

Leia

Especialistas debatem sobre as perspectivas do trigo em diferentes regiões produtoras do país

Leia

Trigo, valeu a pena? Uma abordagem metodológica e financeira em 24 safras

Leia

Principais viroses que impactam na produção de trigo no Brasil

Leia

Pesquisadores foram homenageados durante Fórum Nacional do Trigo, em Passo Fundo (RS))

Leia

Passo Fundo sedia discussão técnica do trigo e triticale

Leia

Câmara Setorial do Trigo emite nota técnica de boas práticas para redução da micotoxina DON

Leia

Rentabilidade do trigo é tema da palestra de Fórum Nacional

Leia

Fórum Nacional de Trigo 2019 debate os impactos dos novos limites de DON na pesquisa, no campo e na indústria

Leia

Cartilha da Abitrigo orienta sobre o uso de agrotóxicos na cultura do trigo

Leia

Patrocinador

Atendimento ao inscrito

Endereço

Biotrigo

Estr. do Trigo, 1000
Bairro São José
CEP: 99052-160
Passo Fundo - RS

Contato

E-Mail: taila@biotrigo.com.br
Fone: (54) 3327-2002

Social Media