Loading...

Notícias

Pesquisadores foram homenageados durante Fórum Nacional do Trigo, em Passo Fundo (RS))

Em uma cerimônia de muita emoção, a doutora em genética evolutiva, com pós-doutorado em citogenética e melhoramento, Maria Irene Baggio, e o agrônomo, pesquisador e mestre em agronomia na área de entomologia, Dirceu Gassen (in memorian), foram homenageados nesta terça-feira (2) por suas contribuições à pesquisa e ao desenvolvimento da cultura do trigo no Brasil. A cerimônia aconteceu durante o Fórum Nacional do Trigo 2019, promovido pela Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, em Passo Fundo (RS). Participaram do evento pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais do agronegócio, produtores de sementes, agricultores, cerealistas e moinhos.

André Cunha Rosa, presidente da comissão organizadora da 13ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, chamou a atenção sobre a evolução que a cultura do trigo passou nos últimos 30 anos. “Na década de 1980, era um desafio colher 25 sacos por hectare. Hoje, muitos produtores alcançam 100 sacos por hectare. A produtividade do trigo evoluiu muito porque boas práticas agrícolas foram desbravadas e ensinadas por pesquisadores como Dirceu e Maria Irene”, disse.

Graduada em História Natural, doutora em genética e evolução e com pós-doutorado em citogenética e melhoramento, Maria Irene Baggio, natural de Bom Jesus/RS, liderou a introdução e adaptação de técnicas de engenharia cromossômica, cultura de tecidos “in vitro” e biotecnologia, visando mapeamento genético, transferência de genes de espécies silvestres e obtenção de haploides para abreviar o tempo necessário para a criação varietal no trigo, triticale e cevada. Contribuiu para a compreensão dos fatores responsáveis pela instabilidade genômica e desuniformidade varietal, da genética da tolerância ao alumínio tóxico do solo e a extremos de temperatura e geada na floração do trigo. Na Embrapa Trigo, coordenou a obtenção do primeiro trigo duplohaplóide das américas (BR 43) e de 10 linhagens com genes inéditos transferidos de espécies silvestres, usados no melhoramento em vários países.

O agrônomo, pesquisador e mestre em agronomia na área de entomologia, Dirceu Gassen (in memorian), prestou consultoria em boas práticas agrícolas e manejo para altos rendimentos de lavouras, dedicando parte de sua vida a compartilhar seu conhecimento em aulas e palestras em diversos países. Trabalhou como pesquisador na EMPASC, atual EPAGRI, em Caçador (SC), foi pesquisador da Embrapa Trigo e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do RS. Apaixonado pela agricultura, em especial ao trigo, sempre frisou que “a produtividade é o conhecimento acumulado por hectare”.

 

13ª RCBPTT

A 13ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale acontece até o dia 4 de julho, na Universidade de Passo Fundo. No evento, pesquisadores de todo o país se reúnem em subcomissões técnicas para discutir os resultados e analisar as pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Fitopatologia; Entomologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. A realização da 13ª RCBPTT é da Biotrigo Genética, com o patrocínio das empresas Basf, Syngenta, Bayer, Coamo, Granotec, Agrária, Apasem, FMC e apoio da Embrapa Trigo.

Viabilidade econômica, qualidade e avanços da pesquisa são discutidos no Fórum Nacional do Trigo

Leia

Novas tecnologias e recomendações para próxima safra são aprovadas em Reunião de trigo

Leia

Legislação torna mais rígidos limites da micotoxina no trigo

Leia

Especialistas debatem sobre as perspectivas do trigo em diferentes regiões produtoras do país

Leia

Trigo, valeu a pena? Uma abordagem metodológica e financeira em 24 safras

Leia

Principais viroses que impactam na produção de trigo no Brasil

Leia

Pesquisadores foram homenageados durante Fórum Nacional do Trigo, em Passo Fundo (RS))

Leia

Passo Fundo sedia discussão técnica do trigo e triticale

Leia

Câmara Setorial do Trigo emite nota técnica de boas práticas para redução da micotoxina DON

Leia

Rentabilidade do trigo é tema da palestra de Fórum Nacional

Leia

Fórum Nacional de Trigo 2019 debate os impactos dos novos limites de DON na pesquisa, no campo e na indústria

Leia

Cartilha da Abitrigo orienta sobre o uso de agrotóxicos na cultura do trigo

Leia

Realização
Patrocínio Diamante
Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Bronze
Apoio

Atendimento ao inscrito

Endereço

FB Eventos

Av. Maringá, 1219
Bairro Vitoria
CEP 86060-000
Londrina - PR

Contato

E-Mail: reuniaodetrigo2019@fbeventos.com
Fone: (43) 3025-5223

Social Media