Loading...

Notícias

Passo Fundo sedia discussão técnica do trigo e triticale

Nesta semana, Passo Fundo (RS) é sede de dois dos principais eventos da pesquisa e inovação do trigo  e triticale do Brasil. A programação inicia no dia 2 de julho com palestras e painéis no Fórum Nacional do Trigo e segue com apresentações de trabalhos e discussões científicas nos dias 3 e 4 de julho, com a 13ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Em 2019, a Comissão completa 51 anos da primeira edição da Reunião.

Segundo o presidente da Comissão organizadora da 13ª RCBPTT, André Cunha Rosa, o objetivo dos eventos é promover a geração e a difusão de conhecimentos e de tecnologias para a cadeia produtiva do trigo e do triticale. A expectativa nesta edição é reunir cerca de 300 pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais do agronegócio, produtores de sementes, agricultores, cerealistas e moinhos. Os eventos acontecem no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF).  Nesta 13ª edição, a promoção é da Biotrigo Genética, com o patrocínio das empresas Basf, Syngenta, Bayer, Coamo, Granotec, Agrária, Apasem, FMC e apoio da Embrapa Trigo.

A viabilidade, o rendimento, a rentabilidade e os desafios da cultura do trigo são o foco da palestra de abertura do Fórum. O pesquisador do setor de Economia Rural da Fundação ABC, Cláudio Kapp Júnior vai apresentar uma pesquisa que analisou 24 safras de trigo nos estados do Paraná e São Paulo. As doenças que desafiam a pesquisa, produtores, cerealistas, moinhos e a indústria do trigo, a Giberela e o Mosaico, serão temas de painel e de palestra. E ainda acontece um debate sobre as Perspectivas do trigo: passado, presente e futuro, com a palestra do diretor da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho, que vai trazer um panorama sob uma perspectiva global, das inovações tecnológicas que estão mais próximas do triticultor, como HB4, Clearfield e Heathsense.

Após o Seminário e entre os dias 3 e 4 de julho, a Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale se reúne em subcomissões técnicas para apresentar e analisar as pesquisas e os resultados em cada área de pesquisa: Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Fitopatologia; Entomologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. Em 2019, a Comissão completa 51 anos da primeira edição da Reunião, realizada em abril de 1969 na cidade de Pelotas, e desde o final da década de 80 os estudos servem como base para publicação do livro “Informações Técnicas para Trigo e Triticale”. A publicação, com medidas de manejo para controle de doenças e altas produtividades e novas variedades aptas para cultivo, é distribuída gratuitamente para toda a cadeia com as orientações sempre para a próxima safra. Mais informações sobre o evento, acesse http://reuniaodetrigo.com.br/.

 

Perspectivas para safra de trigo 2019

Segundo a Conab, a safra de trigo do Brasil poderá ter leve crescimento de 0,86% neste ano na comparação com 2018, para 5.474 milhões de toneladas, apesar de uma redução de 3,3% na área plantada, uma vez que há expectativa de aumento 4,4% da produtividade.

Nos estados triticultores do Sudeste (SP e MS) e Centro Oeste (MG, GO e DF), que representam 12,4% da produção nacional da cultura do trigo, a cultura ocupa em 2019 cerca de 220 mil hectares, com um aumento de 13% na área semeada em relação a 2018 e uma perspectiva de crescimento de 26% na produção.

Para o Rio Grande do Sul, segundo maior produtor brasileiro de trigo (35% da produção), a produção é estimada em 1,8 milhão de toneladas em 681 mil hectares. Segundo a Emater-RS, 73% da área prevista para esta safra já foi plantada. Na regional de Passo Fundo (6,7% da área do Estado), que engloba os Coredes Produção, Noroeste e Alto Jacuí, o plantio chegou a 25% da área na última semana.

No Paraná, estado maior produtor de trigo (50% do total), a área total é de 1 milhão de hectares nessa safra. Com previsão de inverno dentro da normalidade, a expectativa é de uma produção de 2,8 milhões de toneladas. A previsão, apontada pelo Departamento de Economia Rural do PR, é melhor do que no ano passado. O plantio de trigo caminha para seus momentos finais no Paraná, tendo atingido na semana passada 91% da área estimada.
 

Homenagens

Por suas contribuições à pesquisa e ao desenvolvimento da cultura do trigo no Brasil, a doutora em genética evolutiva, com pós-doutorado em genética agronômica, Maria Irene Baggio, e o agrônomo, pesquisador e mestre em agronomia na área de entomologia, Dirceu Gassen (in memorian), são os homenageados desta edição.
 

Programação do Fórum Nacional do Trigo 2019:
Dia 2 de Julho - Terça-Feira

Local: FEAC/UPF
8h – Inscrições e recepção
9h – Solenidade de abertura
9h30min – Palestra: Trigo, valeu a pena? Uma abordagem metodologica e financeira em 24 safras - Cláudio Kapp Júnior (Fundação ABC)
10h - Intervalo
10h30min - Painel de Giberela - Paulo Kuhnem (Biotrigo Genética), Casiane Salete Tibola - Embrapa Trigo e Kênia Meneguzzi (Biotrigo Genética)
12h - Intervalo
14h – Painel Técnico: Perspectivas do Trigo: passado, presente e futuro - Ottoni Rosa Filho (Biotrigo), Sérgio Schneider, Lucas Simas (COAMO), Auleeber Santos (Lagoa Bonita Sementes) e Eduardo Elias Abrahim (Presidente da ATRIEMG)
16h – Intervalo
16h30min – Homenagens da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale para o pesquisador Dirceu Gassen (in memorian) e para a geneticista Maria Irene Baggio (Embrapa)
16h40min - Palestra: Mosaico do Trigo - Douglas Lau (Embrapa Trigo)
18h – Encerramento
 

13ª RCBPTT
3 de Julho - Quarta-Feira

Local: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC)/ UPF
8h - Recepção e entrega de material
9h – Cerimônia de Abertura da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
10h - Instalação das subcomissões
10h10min – Intervalo e visitação de posters de trabalhos
10h50min - Reuniões paralelas das subcomissões
12h – Intervalo
14h - Reuniões paralelas das subcomissões
15h45min – Intervalo e visitação de posters de trabalhos
16h30min - Reuniões paralelas das subcomissões
19h – Encerramento
 

4 de Julho - Quinta-Feira

Local: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC)/ UPF
8h30min - Sessão Plenária Final
9h45min – Intervalo
10h15min – Sessão Plenária Final
13h - Encerramento

Viabilidade econômica, qualidade e avanços da pesquisa são discutidos no Fórum Nacional do Trigo

Leia

Novas tecnologias e recomendações para próxima safra são aprovadas em Reunião de trigo

Leia

Legislação torna mais rígidos limites da micotoxina no trigo

Leia

Especialistas debatem sobre as perspectivas do trigo em diferentes regiões produtoras do país

Leia

Trigo, valeu a pena? Uma abordagem metodológica e financeira em 24 safras

Leia

Principais viroses que impactam na produção de trigo no Brasil

Leia

Pesquisadores foram homenageados durante Fórum Nacional do Trigo, em Passo Fundo (RS))

Leia

Passo Fundo sedia discussão técnica do trigo e triticale

Leia

Câmara Setorial do Trigo emite nota técnica de boas práticas para redução da micotoxina DON

Leia

Rentabilidade do trigo é tema da palestra de Fórum Nacional

Leia

Fórum Nacional de Trigo 2019 debate os impactos dos novos limites de DON na pesquisa, no campo e na indústria

Leia

Cartilha da Abitrigo orienta sobre o uso de agrotóxicos na cultura do trigo

Leia

Realização
Patrocínio Diamante
Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Bronze
Apoio

Atendimento ao inscrito

Endereço

FB Eventos

Av. Maringá, 1219
Bairro Vitoria
CEP 86060-000
Londrina - PR

Contato

E-Mail: reuniaodetrigo2019@fbeventos.com
Fone: (43) 3025-5223

Social Media